14 de maio de 2010

Bernini

Giovanni Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles no seio de uma família florentina, filho de Pietro Bernini, escultor maneirista. Cedo acompanhou o pai a Roma, onde suas precoces habilidades de prodígio logo foram notadas pelo pintor Annibale Carracci e pelo papa Paulo V começando assim a trabalhar como artista independente. Seus primeiros trabalhos foram inspirados por esculturas helenistas e romanas existentes, que pôde estudar em detalhe.
Virtuosismo e imitação do mundo eram os dotes do escultor, mas foi o gênero de retratos ou bustos que fez sua fortuna. Por toda sua vida retratou papas, reis, nobres, personagens mais importantes e influentes de seu tempo.









                                                          The Rape of Proserpina

                                                               Apollo and Daphne




2 comentários:

  1. Recentemente tive a oportunidade de ver alguns originabs famosos de bernini na galeria vila borguese em roma. Davi, o rapto , apolo e diana e fiquei impressionado. recomendo fortemente quem tiver planos de ir a roma de visitar a vila borguese e as obras de bernini.

    ResponderExcluir
  2. Só para não ficar o mal entendido a escultura com apolo é a ninfa dafne (seu primeiro amor, atrapalhado por eros) e não a deusa diana.esse autocorrect de cel as vezes mais confunde q ajuda.

    ResponderExcluir

e awe.. oq achou?

Flickr